Para transportar resíduos e produtos considerados perigosos pela legislação, é preciso seguir algumas regras e cuidados por questão de segurança e ambientais. Acompanhe agora as principais dicas para transporte de resíduos e produtos perigosos 😉
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Produtos perigosos são aqueles de origem química, biológica ou radiológica que apresentam um risco potencial à vida, à saúde e ao meio ambiente, em caso de contaminação – é o caso de benzeno, GLP, gasolina, mercúrio, ácidos (clorídrico, nítrico, sulfúrico), nitrato de amônio, brometo de metila, entre muitos outros.
Resíduos perigosos são qualquer resíduo inflamável, corrosivo, patogênico, tóxico ou reativo. Restos de tinta, material hospitalar, óleo lubrificante usado, material contaminado com óleo e rejeitos radioativos são alguns exemplos.
De acordo com a legislação, para transportar um resíduo perigoso ou um produto perigoso, é obrigatória a utilização de embalagens certificadas pelo INMETRO.
Importante ressaltar que em relação ao resíduo perigoso, a exigência legal relativa à embalagem certificada pelo INMETRO é restrita ao transporte, ou seja, o descarte em si (incineração por exemplo) não requer uma embalagem certificada.
Feitos esses esclarecimentos, listamo 5 dicas úteis para planejar sua estratégia de transporte de resíduo perigoso:
Entenda as restrições legais para a transferência de empregados eleitos da CIPA, conforme a NR…
Entenda como a Lei 15.156/25 garante amparo às vítimas do Zika vírus e promove políticas…
Descubra o que é um Ponto de Abastecimento segundo a Resolução ANP 939/2023 e como…
Entenda a importância da segurança do trabalho e a responsabilidade legal das empresas segundo a…
Entenda os principais desafios e requisitos para homologar fornecedores e qualificar prestadores, garantindo conformidade legal…
Entenda a importância das NRs na construção civil e como ferramentas como VCL, ACL e…