5 dicas úteis para planejar o transporte de resíduos e produtos perigosos

Para transportar resíduos e produtos considerados perigosos pela legislação, é preciso seguir algumas regras e cuidados por questão de segurança e ambientais. Acompanhe agora as principais dicas para transporte de resíduos e produtos perigosos 😉

________________________________________________________________________________________________________________________________________

O que são resíduos e produtos perigosos?

Produtos perigosos são aqueles de origem química, biológica ou radiológica que apresentam um risco potencial à vida, à saúde e ao meio ambiente, em caso de contaminação – é o caso de benzeno, GLP, gasolina, mercúrio, ácidos (clorídrico, nítrico, sulfúrico), nitrato de amônio, brometo de metila, entre muitos outros.

Resíduos perigosos são qualquer resíduo inflamável, corrosivo, patogênico, tóxico ou reativo. Restos de tinta, material hospitalar, óleo lubrificante usado, material contaminado com óleo e rejeitos radioativos são alguns exemplos.

Legislação sobre transporte de resíduos e produtos perigosos

De acordo com a legislação, para transportar um resíduo perigoso ou um produto perigoso, é obrigatória a utilização de embalagens certificadas pelo INMETRO.

Importante ressaltar que em relação ao resíduo perigoso, a exigência legal relativa à embalagem certificada pelo INMETRO é restrita ao transporte, ou seja, o descarte em si (incineração por exemplo) não requer uma embalagem certificada.

Feitos esses esclarecimentos, listamo 5 dicas úteis para planejar sua estratégia de transporte de resíduo perigoso:

  1. Toda embalagem utilizada no transporte de produtos e resíduos perigosos deve ser certificada pelo INMETRO, independentemente tanto do resíduo ou produto a ser transportado quanto do volume ou tamanho.
  2. Embalagens de produtos perigosos importados já embalados no exterior serão aceitas sem certificação do INMETRO caso observem as exigências e recomendações da OMI, OACI e ONU para embalagens. Contudo o produto deve estar acompanhado de documento que comprove sua importação.
  3. Para armazenamento interno de produtos e resíduos perigosos na empresa, recomenda-se utilizar embalagens certificadas, mesmo não sendo obrigatório como é para o transporte dos mesmos.
  4. A Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) orienta as empresas com a indicação dos fornecedores de embalagens homologadas mais próximas ao empreendimento.
  5. Normas úteis para consulta: Resolução ANTT 5.232/16 e NBR/ABNT 10004.

 

Ius

Pioneiros em Consultoria e em Gestão Legal, fomos a primeira empresa no Brasil a oferecer esse serviço, trilhando caminhos inovadores no Direito Ambiental e Gestão Online. Nos tornamos autoridade no setor, continuando a evoluir constantemente, e nos mantendo à frente das mais recentes tendências do mercado, jurídicas, de tecnologia, Experiência do Cliente e ESG.

Recent Posts

Transferência de cipista eleito: o que diz a legislação

Entenda as restrições legais para a transferência de empregados eleitos da CIPA, conforme a NR…

5 dias ago

Lei 15.156/25: O suporte às vítimas do Zika Virus

Entenda como a Lei 15.156/25 garante amparo às vítimas do Zika vírus e promove políticas…

1 semana ago

Ponto de Abastecimento: o que diz a Resolução ANP nº939/2023 e como operar de forma regular

Descubra o que é um Ponto de Abastecimento segundo a Resolução ANP 939/2023 e como…

1 semana ago

Saiba mais sobre o papel fiscalizador da empresa na Saúde e Segurança do Trabalho

Entenda a importância da segurança do trabalho e a responsabilidade legal das empresas segundo a…

1 semana ago

Due Diligence de fornecedores: qual sua importância e como funciona?

Entenda os principais desafios e requisitos para homologar fornecedores e qualificar prestadores, garantindo conformidade legal…

2 semanas ago

Conheça as estratégias de como evitar acidentes de trabalho na Construção Civil

Entenda a importância das NRs na construção civil e como ferramentas como VCL, ACL e…

2 semanas ago