A Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18) é uma das mais importantes no campo da segurança e saúde ocupacional, pois trata especificamente da indústria da construção, setor historicamente marcado por elevados índices de acidentes de trabalho. Quedas em altura, soterramentos e choques elétricos estão entre as principais causas desses acidentes, que poderiam ser significativamente reduzidos com a observância das disposições da norma.
Neste artigo, analisamos o campo de aplicação da NR 18, destacamos o entendimento consolidado pelo Precedente Administrativo nº 66 e discutimos sua aplicabilidade em atividades correlatas, como reparos, pinturas e manutenções.
A NR 18 é considerada uma norma setorial, pois regula uma atividade econômica específica: a construção civil. Esse setor engloba:
O objetivo central da norma é estabelecer diretrizes administrativas e organizacionais que garantam medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos e ambientes de trabalho.
Leia também:
Um ponto relevante para compreender a abrangência da NR 18 é o Precedente Administrativo nº 66, que amplia sua aplicação para além das empresas cujo objeto social seja a construção civil.
Segundo esse entendimento, as obrigações da NR 18 também se estendem a empregadores que realizem atividades como:
Ou seja, mesmo empresas que não pertencem formalmente ao setor da construção civil podem estar sujeitas às exigências da norma, caso executem atividades enquadradas nesse escopo.
Um exemplo prático é a utilização de escadas marinheiro para acesso a locais de reparo, pintura ou manutenção. Nessas situações, a NR 18 será aplicável, pois tais atividades estão diretamente relacionadas ao campo de incidência da norma.
Por outro lado, se a escada for utilizada em atividades que não se enquadram nas hipóteses previstas, a NR 18 não terá aplicabilidade. Ainda assim, é imprescindível avaliar os riscos presentes e adotar medidas preventivas, especialmente porque qualquer atividade realizada acima de 2 metros é considerada trabalho em altura, exigindo cuidados adicionais para garantir a segurança do trabalhador.
A NR 18 desempenha papel fundamental na prevenção de acidentes na indústria da construção e em atividades correlatas. Embora sua aplicação seja, em regra, restrita ao setor da construção civil, o Precedente Administrativo nº 66 deixa claro que empresas de outros segmentos também devem observar suas disposições quando realizarem serviços como demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edificações.
Independentemente da obrigatoriedade formal, a adoção de medidas protetivas e preventivas é sempre recomendada. Afinal, a segurança do trabalhador deve ser prioridade em qualquer atividade, especialmente aquelas que envolvem riscos elevados,
como o trabalho em altura.
O CAL, software de gestão de requisitos legais da Ius, ajuda sua empresa a identificar e monitorar normas aplicáveis, gerenciar conformidade e reduzir riscos. Com automação, ele simplifica processos, garante transparência em auditorias e facilita a adesão rápida a novas regulamentações. Além disso, permite o acompanhamento de mudanças legislativas e o gerenciamento de evidências. Clique no banner abaixo e experimente o CAL gratuitamente por 15 dias.
A Ius mapeou os principais eventos sobre Saúde e Segurança do Trabalho em 2026. Confira…
Novas regras da NR-16 para atividades com motocicletas e seus impactos jurídicos para empresas e…
Nos últimos anos, a pauta ambiental deixou de ser apenas um diferencial competitivo para se…
Entenda como a crise climática impacta meninas e mulheres e como empresas podem fortalecer práticas…
Entenda os principais pontos sobre Saúde e Segurança Ocupacional, com respostas claras às dúvidas de…
Entenda a importância do Dezembro Vermelho e como ações ESG fortalecem a conscientização e o…