Indicadores de Riscos | Priorize o atendimento aos requisitos mais críticos

O módulo Indicadores de Riscos do Cal 4.0 permite priorizar o atendimento às obrigações legais críticas e importantes para o seu empreendimento. Assim, o usuário consegue visualizá-las e filtrá-las por meio de uma sinalização específica à emergência de tal requisito.

 

Mas como definir o grau de criticidade de cada obrigação?

Com o novo software, a empresa pode estabelecer, de forma personalizável, quais são os requisitos, de maior ou menor risco, que precisam ser atendidos prioritariamente. Esse controle pode ser feito através da metodologia de riscos definida pela Ius Natura ou de forma personalizada, onde você em conjunto com a Ius indica quais os parâmetros para definição das obrigações críticas ao seu negócio.

Outra análise importante disponível no Cal 4.0 é a elaboração de gráficos e relatórios que ilustram melhor o cenário atualizado da empresa em relação ao atendimento legal dos requisitos críticos e seus riscos.

 

Os Indicadores de Riscos são individuais ou corporativos?

Para conectar mais ainda o usuário ao Cal 4.0, é possível acompanhar o atendimento às obrigações de maior risco de forma individualizada (por unidade), adequando às necessidades específicas e sazonais de cada unidades, e/ou de todo o grupo (corporativamente), quando os indicadores são definidos de forma geral, levando em consideração toda a empresa.

 

Entenda melhor:

Contratação a nível Corporativo: neste caso, todas as unidades do cliente devem ter o módulo de Indicadores de Risco disponível, mas a definição dos indicadores é feita de forma corporativa, ou seja, um padrão predeterminado para todo o grupo de unidades.

Neste caso como a definição é corporativa, além dos resultados de atendimento a requisitos legais por unidades também será possível visualizar o resultado de atendimento aos requisitos legais críticos para a organização como um todo.

Contratação a nível de CAL: neste caso, todos os CALs do cliente podem ter o módulo de Indicadores de Risco disponível. A definição dos indicadores será feita individualmente para cada CAL e o sistema exibirá o resultado de atendimento aos requisitos legais para cada unidade.

Quer conhecer mais sobre o módulo de Indicadores de Riscos? Agende uma apresentação com um de nossos consultores!

Júlia Balsamão

Bacharela em Direito, com experiência nas áreas de Sucesso do Cliente, Marketing e Comunicação Corporativa. Atualmente faz parte do time responsável pela gestão das grandes contas da Ius. Segue sempre com o objetivo de simplificar a conformidade legal, democratizar o acesso às informações do ramo, garantir o alcance dos objetivos dos clientes e criar estratégias de sucesso.

Recent Posts

Materialidade ESG | Tudo o que você precisa entender

Entenda como a dupla materialidade ESG fortalece a due diligence, aumenta transparência e sustenta valor…

4 horas ago

Ius Natura amplia seu portfólio com a integração da Onegreen e fortalece a gestão de licenciamento ambiental

Ius Natura integra a Onegreen e amplia soluções tecnológicas em gestão ESG e licenciamento ambiental.

15 horas ago

O papel da gestão de resíduos na estratégia ambiental das empresas

O papel da gestão de resíduos na estratégia ambiental das empresas A gestão de resíduos…

2 dias ago

Portaria MTE nº 105/2026 e a Modernização da Segurança no Setor Mineral

Portaria MTE 105/2026 moderniza a segurança na mineração, reforçando gestão de riscos, automação e tecnologia…

4 dias ago

Alerta regulatório: IBAMA retifica prazo para atualização do CTF/APP

IBAMA altera CTF/APP: novos enquadramentos, prazos ampliados e riscos para licenciamento e regularidade ambiental.

6 dias ago

Defesas de Autos de Infração Ambiental: como proteger empresas, ativos e a continuidade dos negócios

Defesas de autos de infração ambiental com base técnica e jurídica para reduzir multas, riscos…

7 dias ago