Brasília (28/09/2017) – O prazo para entrega do Ato Declaratório Ambiental (ADA) foi prorrogado até 31 de outubro deste ano e o envio das retificações pode ser realizado até 30 de dezembro de 2017. O ADA é o instrumento legal que permite reduzir em até 100% o Imposto Territorial Rural (ITR) sobre áreas de interesse ambiental efetivamente protegidas e declaradas no Documento de Informação e Apuração do ITR (DIAT/ITR).
São consideradas de interesse ambiental, não tributáveis, as áreas de preservação permanente (APPs), de reserva legal, de reserva particular do patrimônio natural (RPPN), de interesse ecológico, de servidão florestal ou ambiental, as cobertas por floresta nativa e as alagadas para abertura de reservatório de usinas hidrelétricas.
O ADA deve ser entregue anualmente, com informações referentes ao exercício corrente. Não são aceitas declarações com informações relativas a períodos anteriores.
A página do ADA (Sistema ADAWeb 2017) oferece manual de preenchimento, legislação e respostas às perguntas mais frequentes. Para obter ou recuperar senha de acesso, o usurário deve entrar em contato com a equipe de atendimento dos serviços on-line do Ibama pelo telefone (61) 3316-1677.
Mais informações:
Fonte: IBAMA
Gestão de resíduos industriais: soluções sustentáveis para reduzir impactos ambientais na construção civil.
Veja como a gestão de resíduos nas indústrias químicas contribui para a sustentabilidade e o…
Rastreabilidade agropecuária ganha força com a Portaria MAPA 807/2025, promovendo sustentabilidade, transparência e competitividade no…
Saiba por que a gestão de resíduos é essencial para a sustentabilidade e competitividade das…
Saiba por que realizar auditorias ambientais fortalece a gestão, reduz riscos e impulsiona a responsabilidade…
ESG na Prática: Por que Qualificar Fornecedores segundo as ISO 14001 e 45001.