Novo plano nacional de igualdade salarial e laboral

Brasil rumo à igualdade | Conheça o novo plano nacional que vislumbra igualdade salarial laboral entre homens e mulheres até 2027. [...]
Artigo feito por:

Novo plano nacional de igualdade salarial e laboral

Brasil rumo à igualdade | Conheça o novo plano nacional que vislumbra igualdade salarial laboral entre homens e mulheres até 2027.
Igualdade salarial entre gêneros

Lista de conteúdo

Revolucione sua Gestão de Requisitos Legais

Cadastre-se e seja um de nossos colunistas

Iniciativa reúne ministérios para promover a igualda de de gênero no mercado de trabalho até 2027.

No dia 08 de abril de 2025, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria Conjunta MM/MTE/MME/MIR/MEC/MGI/MDIC/MCTI/MDA/MDHC/MDS nº 02/25, que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens. Com vigência até 2027, o Plano tem como objetivo central promover ações concretas para enfrentar as desigualdades de gênero no mercado de trabalho brasileiro.

A iniciativa reúne onze ministérios em um esforço conjunto para reduzir disparidades salariais e melhorar as condições laborais para as mulheres, além de incentivar sua permanência no mercado e sua ascensão a posições de liderança e decisão.

Diretrizes do Plano

  • A igualdade de remuneração de mulheres e homens por trabalho de igual valor;
  • A igualdade de oportunidades no mundo do trabalho para mulheres e homens;
  • O trabalho decente, com a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a
  • Ampliação da proteção social e o fortalecimento do diálogo social;
  • A eliminação de todas as formas de discriminação, violência e assédio no trabalho;
  • A responsabilidade compartilhada entre mulheres e homens pelo cuidado de
  • Crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras pessoas que demandem cuidado; e
  • A transversalidade étnico-racial no trabalho.

Eixos Estruturantes

O Plano também se organiza a partir de três eixos estruturantes:

  • Ampliação do acesso das mulheres ao mundo do trabalho;
  • Permanência das mulheres em atividades laborais; e
  • Valorização e ascensão profissional das mulheres.

Comitê Gestor

  • Para assegurar o acompanhamento e a efetividade das ações do Plano, foi instituído o Comitê Gestor Interministerial, coordenado pelo Ministério das Mulheres e com representantes de cinco outros ministérios: Trabalho e Emprego; Igualdade Racial;
  • Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Direitos Humanos e da Cidadania; e
  • Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
  • Compete ao Comitê monitorar a execução do Plano, avaliar as ações implementadas, propor melhorias e sugerir medidas adicionais. Também está sob sua responsabilidade a elaboração de um relatório anual, que deve ser apresentado à Ministra das Mulheres e ao Ministro do Trabalho e Emprego.
  • O Comitê poderá, ainda, convidar especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicos ou privados, para participar de suas reuniões.

A criação do Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens representa um marco importante na luta por equidade de gênero no Brasil. Mais do que uma ação simbólica, o Plano traduz um compromisso institucional com a transformação das estruturas sociais e econômicas que historicamente limitaram a atuação das mulheres no mundo do trabalho.

Ao promover ações concretas e coordenadas, o governo avança na construção de um ambiente corporativo mais justo, inclusivo e igualitário, onde mulheres e homens possam exercer suas funções com as mesmas oportunidades, reconhecimento e valorização.

Como a Ius pode te ajudar?

Você sabe que a Gestão de Requisitos Legais é um diferencial para organizações que desejam se manter em conformidade legal?

Para isso, o CAL®, software de Gestão de Requisitos Legais da Ius, torna-se ferramenta essencial, na medida em que atualiza diariamente as normas e legislações relacionadas ao meio ambiente, responsabilidade social, saúde e segurança ocupacional, dentre outros escopo.

Clique no banner abaixo e experimente o CAL gratuitamente por 15 dias e comece a transformar sua gestao legal com o maior software de gestão de requisitos da América Latina.

Gostou ou foi útil este conteúdo?

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atua com destaque na gestão de requisitos legais aplicáveis a sistemas de gestão e certificações, com expertise em normas ISO (14001, 45001, 26000, 22000, 50001, 9001, 39001, 27001 e 37001) no setor de Inteligência em Requisitos Legais da Ius Natura.

Cadastre-se e faça parte do nosso time de colunistas!