Geral

Quem pode ser o responsável técnico pelo PGRS ?

Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos no setor de Dúvida Legal da Ius é: quem pode ser o responsável técnico pelo PGRS? Por isso, trouxemos, hoje, informações que ajudarão você, de uma vez por todas, a designar esse profissional.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei Federal 12.305/10, determina que as empresas devem nomear um responsável técnico (RT) habilitado para a elaboração, implementação, operacionalização e monitoramento de todas as etapas do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). No entanto, a norma não especifica de maneira expressa quem pode ser designado como esse profissional.

Apesar dessa omissão na legislação, o IBAMA já nos retornou indicando que o profissional responsável deverá ser um dentre aqueles indicados no anexo II da Instrução Normativa IBAMA 12/21.

Veja que esse anexo inclui uma variedade de profissionais, como engenheiros ambientais, tecnólogos em meio ambiente, biólogos, geólogos, entre outros.

É preciso ressaltar, no entanto, que, apesar da possibilidade de escolha entre diversos profissionais, a recomendação é que o responsável técnico tenha conhecimentos aprofundados na área de gestão de resíduos, até mesmo porque eles estarão sujeitos à fiscalização de Conselhos de Fiscalização Profissional, conforme suas respectivas normativas de campos de atuação.

Desta forma, como o gerenciamento de resíduos sólidos envolve uma série de práticas técnicas que exigem uma competência específica, é fundamental que o responsável tenha conhecimentos que garantam a eficiência do PGRS. Como exemplo, podemos citar engenheiros ambientais e tecnólogos em meio ambiente.

Essa é outra dúvida recorrente. Se o PGRS for elaborado ou implementado por um engenheiro ou qualquer outro profissional vinculado ao CREA, será necessária a emissão de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), conforme estabelece a Lei Federal 6.496/77 e a Resolução CONFEA 1.137/23.

Ou seja, embora a Lei Federal 12.305/10 não preveja a necessidade de emissão de ART, as normas vinculadas ao CONFEA determinam que todos os serviços executados por engenheiros devem ser registrados por meio de uma ART, que atesta a responsabilidade técnica do profissional.

O PGRS, portanto, será considerado um serviço de engenharia, o que reforça a necessidade da ART quando o responsável técnico for um profissional vinculado ao CREA.

Para empresas que desejam estar em dia com as obrigações legais e esclarecerem as dúvidas relacionadas ao atendimento dos requisitos, ter um software de monitoramento e o Dúvida Legal à sua disposição pode ser uma escolha assertiva para garantir de forma segura o seu cumprimento legal.

O CAL é um software de gestão de requisitos legais que combina a tecnologia e celeridade nas atualizações jurídicas com o conhecimento técnico de consultores que se dedicam a auxiliar nossos clientes a atender as obrigações legais da sua organização.

Para garantir um bom serviço de consultoria para sua empresa e ter um sistema que te mantenha atualizado sobre as novidades jurídicas, clique no banner acima e teste o CAL gratuitamente por 15 dias. Transforme sua gestão legal com o CAL! 

Nos vemos no próximo artigo!

Thaisa Fonseca

Advogada (OAB/MG 180.518) e especialista jurídica, certificada em auditoria interna integrada SGI (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001), com experiência de 10 anos em gestão de requisitos legais.

Recent Posts

Gestão de resíduos na construção civil: um elo estratégico com a sustentabilidade industrial

Gestão de resíduos industriais: soluções sustentáveis para reduzir impactos ambientais na construção civil.

2 dias ago

Gestão de resíduos químicos e petroquímicos: um compromisso com a sustentabilidade e a inovação

Veja como a gestão de resíduos nas indústrias químicas contribui para a sustentabilidade e o…

3 dias ago

Nova Portaria do MAPA reforça o papel da sustentabilidade na rastreabilidadeagropecuária brasileira

Rastreabilidade agropecuária ganha força com a Portaria MAPA 807/2025, promovendo sustentabilidade, transparência e competitividade no…

4 dias ago

A importância de realizar a gestão de resíduos nas empresas

Saiba por que a gestão de resíduos é essencial para a sustentabilidade e competitividade das…

5 dias ago

Auditoria nas empresas de Meio Ambiente: como é e por que fazer?

Saiba por que realizar auditorias ambientais fortalece a gestão, reduz riscos e impulsiona a responsabilidade…

6 dias ago

Qualificação de Fornecedores: O Elo Vital do ESG em Meio Ambiente e SST

ESG na Prática: Por que Qualificar Fornecedores segundo as ISO 14001 e 45001.

1 semana ago