Você que utiliza o CAL 4.0, ao evidenciar uma obrigação, incluir anexos ou cadastrar planos de ação, deve ter notado a mudança automática do status referente ao atendimento daquele requisito legal.
Nesse artigo, vou te explicar como funcionam a definição e alteração dos status. Assim, você entenderá como anda a sua gestão!
Existem dois tipos de status possíveis no sistema: os status das respostas dos requisitos e os status consolidados dos requisitos.
O status de resposta se relaciona com a interação entre as áreas responsáveis e a obrigação. Diz respeito a como cada área, cadastrada como responsável pela análise da obrigação, evidenciou o seu atendimento no sistema. Seja evidenciando seu atendimento, seu não atendimento, sua não aplicabilidade ou, quando de sua omissão, permanecendo no status de não avaliado.
Já o status consolidado do requisito relaciona-se com a soma das respostas das áreas responsáveis pela obrigação. Ou seja, o status da obrigação como um todo.
Caso o requisito tenha apenas uma área vinculada, o status da resposta desta também será o status consolidado do requisito. Caso contrário, a status consolidado dependerá do atendimento ao requisito por todas as áreas vinculadas.
O que dita a definição/alteração dos status é o preenchimento do campo de observações, pelas áreas cadastradas como responsáveis pelo evidenciamento e/ou a criação de planos de ação.
As possibilidades são:
As possibilidades são:
Por fim, entenda como funciona na prática:
Suponhamos que temos a obrigação X. A ela, foram vinculadas 3 áreas responsáveis pelo seu evidenciamento (área 1, área 2 e área 3):
Como falamos anteriormente, o Status Consolidado é a soma dos Status de Respostas ao Requisito. Neste caso, como a área 2 ainda não avaliou a obrigação, o Status Consolidado dela será “EM ANÁLISE”.
Se Status de Resposta do Requisito referente à área 1 e 2 fossem “ATENDIDO”, mas o status referente à área 3 fosse “NÃO ATENDIDO”, o Status Consolidado do Requisito seria “NÃO ATENDIDO”.
–
Viu como é fácil? Agora você já sabe interpretar os dados do seu CAL 4.0 e identificar, exatamente, como anda a sua Gestão de Requisitos Legais!
Você ainda não utiliza o Cal para sua gestão de requisitos legais? Clique aqui e experimente grátis por 15 dias!
-Escrito por Júlia Balsamão
A Resolução COFEN 801/26 estabelece um novo marco regulatório para a prescrição de medicamentos por…
A incorporação das boas práticas ESG representa uma abordagem estruturada e preventiva, capaz de orientar…
Entenda como o diagnóstico ESG transforma dados em estratégia, reduz riscos e impulsiona valor e…
A ABNT NBR 20250:2026 marca um novo estágio na integração de critérios de sustentabilidade nas…
Dupla materialidade ESG aplicada à due diligence para identificar riscos, impactos e garantir conformidade regulatória.
Matriz de Materialidade ESG: identifique prioridades estratégicas, mitigue riscos e alinhe sustentabilidade à tomada de…