Brasília/DF – A Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), reunida no Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (20), aprovou mudanças na NR 12 e NR 22, respectivamente no que se refere ao transporte de cargas e à atualização de termos na nomenclatura utilizada em itens do Plano de Atendimento a Emergências.
As mudanças realizadas na NR-12 dispõem sobre a possibilidade do uso de teleféricos para transporte de cargas, obedecendo certas medidas de segurança, regras adicionais sobre o uso de dispositivos de acionamento bimanual de máquinas, sinalização de máquinas autopropelidas; além da inserção de quatro termos e alteração de outros três no glossário da norma. As decisões serão publicadas em Diário Oficial da União nos próximos dias.
Outra decisão da CTPP foi a criação de um grupo de estudos para normatizar a prevenção no trabalho com agentes cancerígenos. Outras comissões, que tratam de temas como limpeza urbana, estufagem de contêineres e calor nos ambientes de trabalho, também realizaram discussões e devem iniciar suas atividades ainda neste ano.
Fonte: Revista Proteção
Em breve publicaremos nossa análise sobre a norma!
Clique aqui para acessar nossa análise de outras alterações na NR 12 em 2017
Gestão de resíduos industriais: soluções sustentáveis para reduzir impactos ambientais na construção civil.
Veja como a gestão de resíduos nas indústrias químicas contribui para a sustentabilidade e o…
Rastreabilidade agropecuária ganha força com a Portaria MAPA 807/2025, promovendo sustentabilidade, transparência e competitividade no…
Saiba por que a gestão de resíduos é essencial para a sustentabilidade e competitividade das…
Saiba por que realizar auditorias ambientais fortalece a gestão, reduz riscos e impulsiona a responsabilidade…
ESG na Prática: Por que Qualificar Fornecedores segundo as ISO 14001 e 45001.