transporte interestadual de produtos perigosos
O transporte interestadual de produtos perigosos é uma atividade que ultrapassa o limite de Estados e/ou do Distrito Federal. Dessa forma, dúvidas surgem à respeito dos órgãos responsáveis pela regularização ambiental.
A Instrução Normativa IBAMA nº 05, de 9 de maio de 2012, instituiu a Autorização Ambiental para Transporte Interestadual de Produtos Perigosos, alterando rotina existente antes de sua edição que obrigava a obtenção de licença ambiental em cada Estado no qual ocorresse o transporte, tornando o processo de regularização ambiental da atividade mais eficaz.
Ela é um documento para atividade de transporte marítimo e interestadual (terrestre e fluvial) de produtos perigosos. Ou seja, qualquer empresa que se qualifique em tais atividades, precisam obter a autorização.
Pessoas jurídicas/físicas que preencham os requisitos para emissão do Certificado de Regularidade Ambiental, em conformidade com as regras do CTF/APP.
Para sua emissão, o interessado deve acessar o site do Ibama, aba “Serviços” na barra de menu, na qual será solicitada a inserção do CPF/CNPJ do solicitante e da senha de acesso ao Sistema Ibama-Serviços online.
Após login, deve ser escolhida a opção “Autorização Ambiental de Transporte Interestadual de Produtos Perigosos”, presente no menu “Serviços”.
A obtenção da autorização não exime o transportador de outras obrigações eventualmente aplicáveis, como a obtenção das autorizações concedidas pelo:
Não!
“A autorização é para a pessoa física ou jurídica que presta o serviço de transporte de produtos perigosos ou contrata tal serviço. Ela deverá inserir, no momento da solicitação da Autorização Ambiental para Transporte de Produtos Perigosos, todas as unidades de transporte de sua frota (caminhão, trem, embarcação etc.).”
Obs.: De acordo com o art 5 da IN Ibama, cada unidade da frota deve ter uma cópia da autorização quando estiver realizando o transporte.
*Por Felipe Lafetá – Colaborador da Ius Natura
Entenda como a dupla materialidade ESG fortalece a due diligence, aumenta transparência e sustenta valor…
Ius Natura integra a Onegreen e amplia soluções tecnológicas em gestão ESG e licenciamento ambiental.
O papel da gestão de resíduos na estratégia ambiental das empresas A gestão de resíduos…
Portaria MTE 105/2026 moderniza a segurança na mineração, reforçando gestão de riscos, automação e tecnologia…
IBAMA altera CTF/APP: novos enquadramentos, prazos ampliados e riscos para licenciamento e regularidade ambiental.
Defesas de autos de infração ambiental com base técnica e jurídica para reduzir multas, riscos…